10 ideias e dicas de como organizar sapatos

60 ideias e dicas de como organizar sapatos

Quem possui uma grande quantidade de pares de calçados, geralmente tem dificuldades para encontrá-los com facilidade no guarda-roupa. Este também é um desafio para aqueles que convivem em uma residência com vários moradores, além da organização nos armários, o ideal é que se tenha um móvel ou espaço dedicado para organizar na entrada da casa: é uma forma de manter os calçados arejados antes do armazenamento, eliminando os odores.

Entre as opções mais práticas: as caixas organizadoras de plástico e outros materiais podem ser dispostas nas prateleiras dos armários. Os cabides específicos para saltos e botas ajudam a conservar, sem amassar ou danificar. O uso de gavetas deslizantes é ideal para quem vai projetar um guarda-roupa planejado e quer um compartimento dedicado para organizar os calçados.

Outra alternativa para entrada da casa são os bancos com prateleiras, além de guardar os itens, servem como apoio na momento de calçar. Os ganchos fixados na parede também criam um efeito decorativo interessante, principalmente para quem tem um espaço como um hall de entrada.

60 dicas de como organizar os sapatos

Não faltam opções e materiais para organizar os sapatos de forma inteligente. Para deixar a sua visualização mais fácil, separamos belas referências visuais e dicas para sua organização:

Imagem 1 – Para quem quer organizar com caixas de papel: as imagens dos sapatos colados na borda facilitam o dia a dia.


O uso de caixas é uma ótima opção para organizar sapatos, além de serem higiênicas, evitam a proliferação de fungos. Tente organizar em um cantinho sem umidade.

Imagem 2 – Os nichos nas sapateiras ajudam a organizar.


O uso de nichos é uma excelente alternativa para organizar as botas, pois não amassa ou danifica o material. Dependendo do espaço de sua sapateira, além das botas, os nichos podem armazenar outros tipos de sapatos, outra vantagem é que eles facilitam a visualização.

Imagem 3 – Mantenha os sapatos organizados na entrada da casa.


Outra dica importante é não guardar os sapatos no momento que você chega em casa. Além do odor, existem muitas bactérias que trazemos das ruas, por isso, o ideal é deixar em um porta sapatos na entrada, assim os odores se dissipam.

Imagem 4 – O móvel pode ainda ser um objeto decorativo.


A escada pode ser restaurada para se tornar um objeto organizador e decorativo para a sua casa.

Imagem 5 – Esse organizador pode ser colocado no próprio guarda-roupa.

Imagem 6 – Como as prateleiras deixam os sapatos visíveis, é importante manter o local sempre organizado.


Não esqueça de fazer uma limpeza mensal nos calçados armazenados nas prateleiras, pois como eles ficam abertos, há o acúmulo de poeira. A manutenção e o cuidado com os sapatos são de extrema importância para uma durabilidade maior.

Imagem 7 – As botas podem ser penduradas com ajuda de um cabide específico.


Guardar as botas é uma dificuldade na sapateira, por isso, você pode usar cabides com prendedores para armazenar dentro de um armário. Se o material do calçado for delicado, coloque um pedacinho de feltro na parte do prendedor para não marcar o tecido da bota.

Imagem 8 – Para quem for instalar a sapateira no armário, opte pelos gaveteiros deslizantes.

Imagem 9 – Organize as sapatilhas com ajuda de um cabide e um grampo de roupas.


Uma ideia econômica para quem utiliza muitas sapatilhas: encaixar uma ao lado da outra no cabide para manter o local sempre organizado.

Imagem 10 – Esse móvel baixo pode ser inserido em qualquer cantinho da casa.


Os móveis compactos são uma tendência na decoração, além de serem ótimos aliados para organizar os sapatos, podem ter a mesma função para livros, bolsas, perfumes, equipamentos e outros itens.

Para mais dicas como esta veja DecoFácil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *